Quer ter Sucesso em uma Entrevista de Emprego?

Esse artigo é para você que deseja conseguir uma vaga no mercado de trabalho e ainda tem dúvidas de como agir, falar, enfim… como ter Sucesso em uma Entrevista!

Vamos lá…

1º Passo: Que tipo de Colaborador a Empresa quer?

Num primeiro momento, se coloque no lugar do entrevistador: O que ele está buscando no candidato para a vaga? Que características precisa ter o candidato para poder fazer o trabalho de maneira excelente? Talvez precise ser uma pessoa proativa, segura, honesta, flexível, ter uma boa comunicação, com habilidades específicas para o cargo, com valores alinhados aos valores da empresa…

Pense por alguns instantes e reflita sobre as características que esse cargo exige do funcionário. Escreva num papel as características que considera serem as mais importantes para o cargo. Bacana você trocar ideia com alguma pessoa que considere e admire afim de checar se lembrou de tudo.

Você possui estas características? Sim! Siga em frente.
Se responde não, comece a pensar como trabalhar para desenvolver tais competências.

A Programação Neurolinguística ensina, de maneira fácil e eficiente, como modelar pessoas de sucesso através da “Técnica da Modelagem”. Por exemplo, se quiser aprender a se comunicar com excelência, pode modelar grandes comunicadores. Já, se quiser aprender a ser mais confiante, pode usar a modelagem e, também, a técnica da ancoragem.

Ancoragem e um estímulo visual, auditivo e/ou cinestésico, onde associamos há um momento muito confiante, por exemplo. Sempre que quiser voltar a se sentir confiante, basta disparar a âncora da confiança. Podemos ter várias âncoras, como para motivação, tranquilidade, determinação, alegria, enfim, qualquer emoção positiva que você deseja desenvolver.

 

2º Passo: Tenha confiança!

O estado emocional confiante é essencial para uma excelente conversa de emprego.

A confiança é se sentir bem na própria pele, aquele sentimento de saber o que está fazendo e o que está falando. Confiar e acreditar em si mesmo é uma qualidade essencial aos seres humanos, porque lhe dá o poder de ir para onde você quiser.

Algumas dicas para aumentar sua confiança:
👉 Imagine que na testa da pessoa a sua frente que esteja escrito a palavra ‘faça-me sentir importante’, escrito com letras grandes em negrito.
👉 Coloque sua atenção fora de si, preste atenção na outra pessoa.
👉 Lembre… quando você se sente confiante: Como deve ser a postura? Como é o tom de sua voz? O que você diz a si mesmo? Que imagens vem em sua mente?

 

3º Passo: Tenha Habilidade!

Quando o candidato é entrevistado, normalmente o recrutador solicita que ele demonstre a habilidade para aquele cargo, seja explicando, seja demonstrando em poucos minutos o que realmente sabe. Neste momento o entrevistado será avaliado pelo seu estado emocional, segurança nas informações, enfim, e, se sobressair demonstrando seu comprometimento à vaga ganhará muito mais pontos.. Portanto, perceba se você tem as habilidades que o cargo requer.

 

4º Passo: Demonstre Comprometimento!

Comprometimento é a arte de demonstrar responsabilidade. Um bom candidato é focado e consegue criar soluções para as adversidades da empresa, mais que isso, deve sempre surpreender na sua capacidade como colaborador.

Certamente, depois de o recrutador estar certo de que o futuro colaborador possui habilidade para o trabalho, é responsável e comprometido, sentirá se tem paixão pela atividade, porque a paixão vai deixá-lo mais criativo, mais proativo, apto a resolver problemas de maneira ágil e assertiva.

Demonstre a ‘paixão’ pelo trabalho que procuras… Qual será o resultado? Sucesso na Entrevista, na Carreira, na Vida!

 

5º Passo: Saiba quem é a Empresa!

É importante que você entenda o que move a companhia. Antes de ir a entrevista, conheça tudo o que puder sobre a empresa: missão, valores, visão, história, qual é a abrangência da empresa em termos regionais, nacionais ou no mercado mundial, quem são os proprietários, a fim de saber em que território você está pisando.

É de suma importância entender os valores que movem essa empresa, confiança, ética, responsabilidade social, por exemplo. Uma dica bacana é contar algum fato ocorrido em sua vida que evidencie algum valor em comum, isso demonstrará que você terá facilidade no alinhamento às diretrizes mais importantes na empresa.

 

6º Passo: Demonstre honestidade!

É de fundamental importância ser honesto consigo e fazer uma autoavaliação franca e sincera.

Normalmente, o que se observa em uma entrevista de emprego é a falta de autoconhecimento das pessoas. Muitos não reconhecem seus pontos fracos e acham que estão perfeitos para o cargo, deixando transparecer que não precisam aprender nada mais. Humildade e demonstração de que o crescimento é algo presente em sua vida é fundamental. E se não for, deveria ser… um funcionário que não quer crescer e aprender a cada dia mais, se desenvolvendo como ser humano, não irá se encaixar na grande maioria das empresas.

O que você precisa fazer diferente para melhorar? Desafiar-se, motivar-se pelo novo e sair da zona de conforto.

“Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas de novo
e esperar um resultado diferente.”
Albert Einstein

 

7º Passo: Apresentação Visual!

Na maioria das vezes, as pessoas tomam partido pela primeira impressão, portanto, escolha sua roupa de acordo com o cargo que está buscando.

 

8º Passo: Técnica da Visualização

Imagine você indo para a entrevista, como você está vestido, como é sua postura – Confiante. Imagine você entranhando no local da entrevista, sendo simpático com a(o) recepcionista aguardando tranquilamente até que alguém te chama (importante que você se veja nesse ambiente, como uma terceira pessoa).

Imagine encontrando o recrutador(a) e sendo gentil com o mesmo. Busque se ver sendo entrevistado, conversando confiante e indo muito bem na entrevista, exatamente como você quer que aconteça (importante que você se veja nesse ambiente, como uma terceira pessoa).

Agora, você irá ver o mesmo filme, porém, dessa vez, você não irá mais se ver, você irá ver todo o caminho indo para a entrevista, chegando no local e conversando com as pessoas através de seus olhos, como se realmente estivesse acontecendo na realidade. Passe por todo o filme dessa nova maneira, associado até o final, quando você dirá uma até logo!

Essa visualização faz com que seu cérebro aprenda como agir durante a entrevista, familiarizando-o com o futuro, por isso, é importante repetir várias vezes esse exercício. Quanto mais repetir, mais fácil irá ficar a fim de ter o comportamento desejado.

Viva com Paixão!

Fonte: PNL Way

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *