Do Campus Recife para a Alemanha

Estudante do mestrado da IFPE é selecionado para curso de inverno na Universidade de Berlim

O estudante do programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental Jonathas Marques foi aprovado no programa de intercâmbio acadêmico do governo da Alemanha (DAAD). Jonathas, que cursou graduação em Gestão Ambiental e finaliza o mestrado no Instituto, terá a oportunidade de passar um mês e meio num curso de inverno oferecido pela Universidade de Berlim para aprender alemão. A bolsa é oferecida para estudantes com excelência acadêmica e interesse pela cultura do país.

No processo seletivo, Jonathas passou por testes de proficiência na língua e  enviou cartas de motivação e recomendação. Além disso, teve de comprovar um indicie de rendimento escolar maior que oito, assim como a relevância da sua área de pesquisa.

O estudante conta que o ambiente do Mestrado serviu de base para o contato e interesse com a cultura e idioma  principalmente pelo convenio bilateral firmado entre a coordenação do curso e a Alemanha.  Para o mestrando, o curso abrirá muitas outras portas. “É uma grande oportunidade para mim, pois a Alemanha é referência em estudos na área de Gestão Ambiental “, afirma.  O estudante conta que a experiencia servirá de preparação  para  o programas de doutorado sanduiche que pretende realizar no futuro,dando continuidade para temática que ele já vem trabalhando desde a graduação, referente ao gerenciamento no uso de agrotóxicos.  Jonathas embarca em Janeiro de 2018 e retorna no mês seguinte. Todos custos da viagem serão financiados pelo governo alemão.

Fonte: IFPE