CIn-UFPE realiza XX Simpósio Brasileiro de Métodos Formais

O evento começa na próxima segunda-feira (27) e vai até 1º de dezembro

A partir da próxima segunda-feira (27) até o dia 1º de dezembro, o Centro de Informática (CIn) da UFPE será sede do XX Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF), principal simpósio brasileiro dedicado ao estudo e a aplicação de métodos formais no desenvolvimento de sistemas de software.

Nos dois primeiros dias do evento (27/nov e 28/nov), será realizada a Segunda Escola de Informática Teórica e Métodos Formais (ETMF 2017), um evento satélite do SBMF, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela UFPE. A escola visa congregar estudantes e pesquisadores para divulgar e promover aspectos teóricos da computação.

Nos dias seguintes (29/nov, 30/nov e 01/dez), o SBMF traz palestras de renomados pesquisadores da área, tais como: Dimitra Giannakopoulou, da NASA, Christoph Benzmüller, da Universidade de Luxemburgo e Ana Cavalcanti, da Universidade de  York. Além disso, haverá também um painel comemorativo pelos 20 anos do evento e a apresentação de trabalhos científicos.

Segundo o professor do CIn-UFPE Gustavo Carvalho, a escolha do centro para sediar esta edição comemorativa de 20 anos do evento destaca a importância no cenário nacional e internacional das atividades de pesquisa e desenvolvimento em métodos formais realizadas pela comunidade do Centro.

Para mais informações sobre a programação e valores do evento basta clicar no LINK.

Programação:

Dias 27/nov e 28/nov

Minicurso 1 – Software development with Atelier B 5.0
Thierry Lecomte (ClearSy, França)

Minicurso 2 – Modular static analysis with Infer
Jules Villard (Facebook, Reino Unido)

Tutorial 1 – Model checking de código (em Português)
Marcelo d’Amorim (UFPE, Brasil)

Tutorial 2 – Validation of critical systems with rewriting logic in Maude (em Português)
Christano Braga (UFF, Brasil)

Tutorial 3 – Cálculo lambda: unindo Computação e Lógica (em Português)
Rodrigo Machado (UFRGS, Brasil)