XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão

A XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão se distingue pela oportunidade que a sociedade tem em participar de diversos eventos promovidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Dividindo experiências e trocando ideias durante sua execução, o público participante terá acesso ao evento nas dependências do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Sede em Dois Irmãos, e também nas Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho(UACSA), de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST).

Com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino (PREG), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Assuntos de Extensão (PRAE), a JEPEX agrega tradicionalmente os seguintes eventos: Congresso de Iniciação à Docência (CONID), Encontro do Programa de Educação Tutorial (EPET), Congresso de Iniciação Acadêmica (CONBIA), Congresso de Iniciação Científica (CIC), Simpósio de Pós-Graduação (SIMPÓS), Congresso de Iniciação Científica – Ensino Médio (CIC-EM), Congresso de Iniciação em Tecnologia e Inovação (CITI), Congresso de Extensão (CONEX), Seminário dos Egressos (SEMEG). A JEPEX conta também com a participação de órgãos suplementares da UFRPE, como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o CODAI (Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), além da CAME (Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos).

 

Organograma dos evento

Sobre os eventos vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), o CONID se destaca como um evento dedicado a atividades de docência durante a graduação, principalmente por meio das monitorias, onde são relatadas as experiências didáticas vivenciadas durante o período de atividade docente. Igualmente o EPET é um evento que divulga atividades desenvolvidas em equipe, realizadas ou coordenadas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial, ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu)/ MEC, tanto da UFRPE como de outras Instituições de Ensino Superior do Estado Pernambucano. Ainda teremos o CONBIA (Congresso de Inciação Acadêmica) para alunos vinculados às atividas BIA (Bolsa de Iniciação Acadêmica), o SID (Simpósio de Iniciação a Docência) e também os programas PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), PAVI (Programa de Atividades de Vivência Interdisciplinar) e RENAFOR (Rede Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica, além do Simpósio de Direitos Humanos (SDH) a ser realizado nesta JEPEX.

Para os eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o CIC é direcionado para a divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE) e ao Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE). Neste evento ocorre também a divulgaçãode trabalhos conduzidos por alunos Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq (IC/CNPq), dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (IC/INCT-CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE (PIBIC/FACEPE/CNPq), sob orientação de professores de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco e do Nordeste. Também o SIMPOS que divulga as principais pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação “Stricto” e “Lato Sensu” pelos discentes e docentes dos diferentes Programas da Instituição. Acrescento que esse evento é igualmente aberto a pesquisadores de outras regiões. O evento CIC-EM, com apresentação dos resultados de pesquisa dos alunos de Ensino Médio vinculados ao programa de Iniciação Científica–EM (PIBIC-EM/CNPq/UFRPE), onde o objetivo é atrair um público amplo e diferenciado, buscando a interação de alunos do ensino médio integrantes do Programa com o ambiente universitário. Ainda teremos o CITI, que objetiva realizar apresentações de resultados respeitando os termos de confidencialidade próprios, onde os inscritos no PIBITI mostram suas iniciativas de Inovação Tecnológica da UFRPE permitindo congregar docentes e discentes, além da possível atração de empresas para o desenvolvimento de parcerias. Acrescentamos ainda que teremos neste ano o Congresso de Pesquisa da JEPEX (CPeJ) para os alunos sem vínculo aos programas instutucionais da UFRPE e que queiram apresentar trabalhos com a temática da pesquisa na JEPEX.

E para os eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos de Extensão, no CONEX são expostos os resultados obtidos pelos alunos de graduação no âmbito da extensão universitária, incentivando novas atividades que promovam a educação contínua e o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento gerado na academia.

A JEPEX também promoverá sob a coordenação da Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos (CAME) o evento SEMEG (Seminário dos Egressos), onde o público egresso e profissionais falarão sobre a relação existente entre academia e o mercado de trabalho, bem como o despertar universitário da trajetória acadêmica.

O CODAI participará na JEPEX promovendo um Espaço de Diálogo com foco na Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas oportunidades e desafios no contexto atual e contará com as contribuições de educadores com atuação no ensino básico, técnico e tecnológico e ensino superior através de debates e discussões com os participantes do evento. Teremos a continuidade de apresentação de minicursos nas áreas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica que acontecerão nas instalações do CODAI.

A XVI JEPEX 2017 também participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é realizada sob a coordenação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

Usando como exemplo a experiência de um retorno muito positivo da JEPEX 2016, será mantida a apresentação dos trabalhos em formato de e-Pôster, onde os alunos enviam os arquivos através de sua área retrita da inscrição e assim evitam despesas adicionais com a impressão dos banners além de estarem promovendo uma ação sustentável para preservação do meio ambiente.

É esperado que a XVII JEPEX 2017 atinja um grande público com característica multidisciplinar através de Mesas-Redondas, Seminários, Minicursos, Palestras além das apresentações de trabalhos em forma de e-Pôster. Contando com temas específicos dentro dos eventos integrantes nas distintas áreas do conhecimento com um público flutuante estimado em cerca de 6000 pessoas, sendo desta forma considerado o maior evento da Universidade Federal Rural de Pernambuco com ação conjunto nos três pilares da Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Prof. Alex Souza Moraes
Presidente da Comissão XVII JEPEX 2017

Fonte: http://www.eventosufrpe.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *