Faculdade de Medicina de Jaboatão inicia atividades em 2018

Instituição de ensino será instalada no bairro de Piedade, inicialmente com uma oferta de 100 vagas para o primeiro semestre do próximo ano

A Faculdade Tiradentes de Medicina de Jaboatão dos Guararapes abrirá suas portas ainda no primeiro semestre de 2018. O Grupo Tiradentes, mantenedor da Facipe e outras instituições de ensino superior do Nordeste e vencedor do edital do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, realiza obras em um imóvel no bairro de Piedade, onde a nova unidade receberá os cem primeiros alunos.

Jaboatão foi o único município pernambucano entre os 37 contemplados com o edital. Ao todo, 2,3 mil vagas para Medicina foram criadas em todo o país. Nessa quinta-feira, 31 de agosto, o secretário municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, a gerente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Vivian Alves, e o superintendente do Instituto Alcides D’Andrade Lima – IAAL –, que administra os hospitais Memorial Guararapes e Memorial Jaboatão, Mário Homsi, visitaram as instalações da Universidade Tiradentes, em Aracaju. Eles foram conhecer mais de perto a estrutura e as metodologias adotadas pelo grupo educacional.

“Jaboatão ganhará muito com a chegada da faculdade, principalmente pela filosofia de trabalho do Grupo Tiradentes, do envolvimento com a comunidade e da integração que faremos com os serviços públicos de saúde. Hoje temos uma dificuldade grande em manter médicos no município, mesmo sendo o segundo maior do Estado e vizinho a Recife. Uma faculdade com a metodologia que permite ao aluno conhecer desde cedo o Sistema Único de Saúde contribuirá para que tenhamos mais profissionais e fortalecerá nossa rede”, avalia o secretário Alberto Lima.

“Estamos impressionados com a estrutura da Universidade Tiradentes. A visita nos motivou muito, compreendemos a dimensão do projeto e, ao mesmo tempo, colocamos as nossas estruturas hospitalares à disposição dessa faculdade que tem tudo para melhorar a vida das pessoas de Jaboatão por meio do acesso a uma educação de qualidade”, ressalta Mário Homsi.

Para o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, a visita dos gestores pernambucanos demonstra compromisso com a qualidade da saúde em Jaboatão. “O Grupo Tiradentes construiu uma história de 55 anos pautada na preocupação com o desenvolvimento do Nordeste. Este é o nosso foco, auxiliar as pessoas a construírem novas perspectivas de vida e, desta forma, contribuir com crescimento da região. Parcerias com o poder público e iniciativa privada são fundamentais neste processo e a visita que recebemos comprova que tanto a Secretaria de Saúde de Jaboatão, quanto o Instituto Alcides D’Andrade Lima estão alinhados ao nosso propósito”, comenta.

A visita

Os gestores da Secretaria de Saúde de Jaboatão e do IAAL percorreram espaços de aprendizagem como o Centro de Treinamento Cirúrgico e os laboratórios de Habilidades Médicas, Anatomia e Morfofuncional. Também conheceram o DeCós Day Hospital, unidade hospitalar onde estudantes fazem estágio em mais de 30 especialidades médicas, em ambientes como salas ambulatoriais, centros Cirúrgico e de Simulação Realística.

Alberto Lima, Vivian Alves e Mário Homsi ainda receberam informações sobre como a universidade utiliza a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), modelo pedagógico desenvolvido no Canadá e aplicado nas maiores universidades do mundo.

“Trazemos para Jaboatão a nossa experiência de sucesso comprovado na formação de médicos em Sergipe e Alagoas. Unimos uma metodologia que coloca o estudante em contato com a realidade profissional desde o primeiro ano do curso a o que há de mais moderno em tecnologia. O município é parceiro e os nossos alunos atuarão na rede pública. Começaremos com o curso de Medicina e depois expandiremos com outras graduações na área da Saúde”, afirma o diretor de Saúde do Grupo Tiradentes, professor Hesmoney Santa Rosa.

Fonte: FACIPE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *