Como se comportar em uma entrevista de emprego

Por:  

Fazer uma entrevista de emprego é algo relativamente comum, mas é um momento que todo mundo fica nervoso e ansioso antes de fazer. Isto é normal, afinal a entrevista é um momento muito importante para quem quer entrar para o mercado de trabalho.

Para mandar bem em uma entrevista de emprego é preciso seguir algumas dicas. Ter um bom currículo e boas informações sobre o local de trabalho não é tudo. É necessário também saber como se portar durante a entrevista, como conduzir bem a conversa e até mesmo como estar bem vestido.

Como se comportar durante uma entrevista de emprego

Você só tem uma oportunidade para causar uma boa impressão e deve aproveitá-la!

Confira como um candidato deve se comportar para arrasar em uma entrevista.

Vista-se apropriadamente

As suas roupas dizem muito sobre você e elas possuem um impacto considerável na impressão que é passada para o entrevistador. Elas podem determinar o resultado final da entrevista, por isso é bom saber como se vestir.

Segundo estudos psicológicos as impressões são criadas nos primeiros segundos em que encontramos alguém. Por isso o jeito que você se veste faz tanta diferença.

É bom lembrar que se vestir bem não quer dizer necessariamente usar terno e gravata, pelo contrário. Se a empresa não for do tipo formal, usar um terno pode ser visto como um erro grave de vestuário.

Uma dica que pode funcionar é tentar analisar o tipo da empresa para a qual você está se candidatando. Se a empresa for de direito, contabilidade ou algum outro local formal, aposte no terno e gravata.

Caso a vaga seja para uma profissão menos formal, como montador de computador, eletricista, encanador e outros, vista-se mais casualmente.

Não descuide do cabelo

Por mais que algumas pessoas não concordem, o cabelo é um fator determinante na hora da entrevista. Independente do seu sexo, o seu penteado ou arrumação do cabelo vão ser julgados pelo entrevistador.

Os homens devem usar pouco produto no cabelo. Excesso de gel ou de cera capilar pode deixar a pessoa com um ar juvenil e não profissional. Evite os “géis de aspecto molhado”.

Já as mulheres não deixe o cabelo molhado para a entrevista, muitos recrutadores não gostam desse visual.

Cumprimente o entrevistador de forma correta

O seu cumprimento vai ser provavelmente a primeira experiência cara-a-cara com o seu entrevistador. Então é vital que você aproveite essa oportunidade para causar uma boa impressão.

A primeira coisa a se fazer é dar um bom aperto de mão ao entrevistador. Lembre-se que o aperto de mão deve ser firme, apertos “moles” dão uma péssima impressão. Mantenha o contato visual com o entrevistador o tempo inteiro e procure usar mais a mão direita que a mão esquerda.

A primeira coisa a falar é se apresentar para o entrevistador falando o seu nome e seguindo com um “Como vai você? ”.

Sente-se de forma correta

Em 99% das entrevistas que você faz a organização das cadeiras é a mesma, com uma cadeira para o entrevistador e outra para o entrevistado bem em frente. Você precisa sentar de uma maneira que aparenta estar atento, mas ainda assim confortável.

Uma dica é tentar sentar na beira da cadeira ou então no fundo. Sentar no meio pode te deixar envergado e causar uma má impressão.

Deixe o entrevistador falar

Nunca interrompa o entrevistador, deixe ele falar assim como ele vai deixar você falar. Interromper alguém durante a fala é extremamente rude, especialmente se o que a pessoa está falando é importante.

Essas interrupções podem causar uma terrível impressão e podem ser eliminatórias.

Seja paciente, escute com atenção tudo o que o entrevistar diz e apenas faça perguntas quando ele terminar de falar. Algumas dessas perguntas podem ser feitas no final da entrevista quando o recrutador perguntar se você tem alguma dúvida.

Saiba como se despedir e sair da entrevista

Um erro muito comum cometido pelos entrevistados é assumir que a entrevista acabou e se levantar para sair. Caso você faça isso e a entrevista ainda não tenha acabado de verdade o resultado pode ser desastroso. Quando a entrevista a acabar o recrutador vai deixar isso bem claro, não seja precipitado.

Assim que a entrevista acabar agradeça o entrevistador pelo tempo dele, novamente dê um firme aperto de mão e saia sem enrolar e sem se atrapalhar com o seu material. Lembre-se que o fim da entrevista é tão importante quando o começo, as vezes é até mais, pois é a sua última chance de deixar uma boa impressão.

Como NÃO se comportar durante uma entrevista

entrevista-emprego

Agora que você sabe como é a maneira correta de se comportar durante uma entrevista de emprego, que tal saber o que NUNCA fazer durante uma entrevista de emprego?

Não se atrase

Os seus entrevistadores são pessoas sérias e ocupadas que acharam tempo na agenda delas para te encontrar, ou seja, deixar eles esperando é uma grande falta de respeito. Além disso, você também precisa de alguns minutos para se preparar e se acalmar antes da entrevista. Estar atrasado vai causar um impacto muito negativo durante a sua entrevista.

Não seja rude

Esse é um princípio que se aplica não apenas a entrevistas de emprego, mas a qualquer situação do dia a dia e com qualquer pessoa que você encontre, incluindo recepcionistas, garçons ou até os outros candidatos da entrevista.

Não se esqueça de nomes

Nunca esqueça o nome dos seus entrevistadores. Faça notas mentais quando você for apresentado a eles. Se você for chamado para uma segunda entrevista, tenha certeza de lembrar quem te entrevistou da primeira vez.

Não crie confrontos

O entrevistador pode fazer algumas perguntas difíceis com o intuito de desafiar as suas questões. Isso não é um ataque pessoal, mantenha a calma e meça o seu temperamento durante todo o tempo, você precisa mostrar que sabe manter a calma mesmo sob pressão.

Não minta

Essa é bem comum em entrevistas. Nunca minta para o seu entrevistador e não minta no seu currículo, principalmente em relação a experiência e competências. Essas mentiras são descobertas eventualmente e podem causar um grande estrago na sua reputação.

Então leitores, o que acharam dessas dicas? Como anda a procura por emprego de vocês? Conte para a gente nos comentários.

Fonte: Canal do Ensino

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *