MEC divulga intercâmbio no Canadá para brasileiros

Por Nathan Santos

Aprovados poderão desenvolver pesquisas acadêmicas em diversas áreas

Universitários interessados em realizar intercâmbio podem se inscrever no estágio de pesquisa do Globalink, da Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Mitacs), do Canadá. Os candidatos poderão desenvolver pesquisas acadêmicas em diversas áreas, tais como ciências, engenharia, matemática, sociais e humanas.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes brasileiros precisam ter, no mínimo, 18 anos de idade, bem como devem ser fluentes em inglês ou francês. Também é necessário cursar uma graduação com previsão de finalização de um a três semestres, e são exigidas médias entre 8 e 10, por meio de comprovação do histórico escolar.

No Canadá, os estudantes terão os trabalhos supervisionados por professores canadenses e ainda receberão auxílio financeiro para custos como passagens aéreas, transporte do aeroporto, hospedagem, seguro de vida, entre outras atividades. De acordo com o MEC, o intercâmbio terá duração de 12 semanas e deverá ser realizado entre maio e setembro do próximo ano.

As inscrições devem ser feitas, de forma gratuita, até 18 de setembro, por meio do endereço virtual da oportunidade. Sobre a Mitacs, trata-se de uma organização sem fins lucrativos que fomenta programas de pesquisas e formação no Canadá há 15 anos, contando com a participação de 45 universidades. Desde a criação da organização em 2009, mais de 160 estudantes brasileiros são acompanhados no exterior.

Fonte: Leia Já