As melhores universidades do mundo para cada área

Edição de 2017 do ranking QS das melhores instituições de ensino superior avaliou mais áreas, mas traz poucas surpresas

A consultoria de educação QS Quacquarelli Symonds acabou de divulgar o QS World University Ranking by Subject, um estudo que avalia e classifica as melhores universidades por área. Para esta edição, a consultoria avaliou 46 disciplinas – sendo a edição mais abrangente desde que o levantamento começou a ser feito, em 2001.

ranking se baseia em diversos critérios, que vão de reputação acadêmica a empregabilidade e impacto no campo da pesquisa. Quatro novos cursos foram adicionados na edição de 2017: Anatomia e Fisiologia; Hospitalidade e Turismo; Esporte e Teologia. Além disso, para esta edição, os diferentes cursos foram agrupados em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências Biológicas e Medicina; Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração. As novas adições de cursos, porém, mudaram pouco as primeiras classificações do ranking.

Harvard e MIT dominam no maior número de cursos: 15 e 12, respectivamente (no universo de 46 cursos analisados). Na edição de 2016, ambas estavam empatadas com 12 lideranças. A única outra universidade que saiu à frente em mais de um curso foi a Universidade de Oxford – foram nada menos que 5 cursos.

Por outro lado, nenhuma outra universidade apareceu tanto entre as 10 melhores como a Universidade de Cambridge, embora não tenha conquistado muitas primeiras posições. Outras universidades que vão bem neste “top 10” são Universidade da California em Berkeley, Oxford e Stanford.

Cinco universidades brasileiras aparecem no top 50 em nove cursos. A Universidade de São Paulo (USP) recuperou a queda que tinha tido em 2016 e teve nove aparições.  As outras instituições são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os rankings completos podem ser acessados no site.

As melhores universidades para cada área (Foto: Reprodução/Estudar Fora)

*Matéria originalmente publicada no portal parceiro Estudar Fora, da Fundação Estudar

Fonte: Época Negócios