Trabalho em equipe

Por: Wilton Viana Jr.

“Um sábio tinha três filhos jovens, inteligentes e ávidos por sabedoria. Certa vez, quando os três rapazes estavam discutindo sobre quais seriam os principais obstáculos ao sucesso de um trabalho coletivo, seu pai os chamou e confiou-lhes uma importante tarefa, levar ao príncipe governante três presentes.

O primeiro levaria um vaso muito precioso. O segundo levaria uma corça rara. O terceiro levaria um bolo primoroso, receita da família. O trio recebeu a missão com entusiasmo, mas, no meio do caminho, começaram a discutir.

O que levava o vaso não concordava com a maneira como o irmão puxava a corça delicada; o responsável pelo animal dava instruções ao carregador do bolo, a fim de que não tropeçasse; este, por sua vez, repreendia o portador do vaso valioso, com medo que ele o deixasse cair.

Em dado momento, o que conduzia a corça estendeu a sua mão a fim de consertar a posição do vaso, que, premido pelas inquietações de ambos, escorregou de súbito, espatifando-se no chão. Com o choque, a corça fugiu espantada. O carregador do bolo, ao tentar deter o animal, deixou o bolo cair.

 Desapontados e irritados, os três rapazes voltam à presença do pai, apresentando cada qual a sua queixa, culpando uns aos outros pelo desastre.

O sábio, porém, sorriu e disse-lhes:

– Aproveitem este incidente e aprendam: O sucesso de um trabalho em equipe depende de alguns fatores:

  1. a) Que não se perca o senso coletivo;
  2. b) Que um não invada a área do outro, se não lhe for solicitado;
  3. c) Que cada um faça a sua parte do melhor jeito possível;
  4. d) Que cada um valorize, respeite e considere o trabalho do outro.”

 

Autor desconhecido

 

Trabalho em equipe é hoje uma característica das mais valorizadas no ambiente profissional, bastante trabalhada desde à seleção do candidato. Significa um grupo heterogêneo de pessoas se reunir para resolver um problema, para o bem comum ou de outrem.

Por mais que tenhamos talento e competência, sozinhos somos muito vulneráveis ao insucesso. Temos que ter consciência que juntos somos fortes, um complementando a expertise do outro, cooperando, colaborando mutuamente para atingir o objetivo.

Pessoas são as forças motrizes de uma empresa, portanto, aquelas que almejam sucesso tem que ter no seu “DNA” programas de treinamento e estímulo ao trabalho em equipe. Temos que lembrar que empresa é composta por pessoas diferentes, que pensam diferentes e tem objetivos diferentes, mas que devem ser canalizadas para o mesmo fim, certamente uma tarefa nada fácil.

Integrar as diversas habilidades e expertises, estimular a união, convivência e comprometimento entre os diversos membros das equipes, requer uma liderança eficaz e uma política de treinamento de trabalho em equipe bastante eficiente, as empresas mais competentes em otimizar esse processo, conseguem mais rapidamente alavancar seus resultados.

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” Michael Jordan

Fonte: Cabeça de Vendedor

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *