Dicas para quem quer estudar em Portugal, por estudantes brasileiros

Por Nathalia Bustamante

Você já deve ter visto que, hoje, mais de 20 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros. Mas como funciona todo o processo de admissão? Quais são os custos para estudar lá? E como é viver em Portugal sendo brasileiro?

O Estudar Fora, em parceria com o Guia do Estudante, preparou um vídeo com dois alunos brasileiros, a Fabíola e o Tomás, que estudam na tradicional Universidade de Coimbra.

Veja abaixo o que eles contam sobre como estudar em Portugal através do Enem, os benefícios de estudar em um país com a mesma língua materna e outras informações importantes para quem deseja ter uma experiência acadêmica na terrinha:

O passo a passo de como estudar em Portugal

Quando se trata de graduação, o caminho mais certeiro para os alunos interessados é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM – como Fabíola e Tom já explicaram. Já os candidatos a mestrado e doutorado (ou “doutoramento”, como dizem os portugueses) passam por um processo diferente. Cabe ao aluno interessado reunir documentos como histórico escolar e cartas de recomendação para fazer a application – nos moldes do que acontece em outras instituições europeias.

Quem pretende fazer um intercâmbio em Portugal encontra o caminho mais fácil através da sua própria universidade de origem. Para esse tipo de programa, cabe à universidade brasileira conveniada selecionar os alunos que são elegíveis ao intercâmbio – de acordo com processos internos. Saiba mais informações sobre estudar em Portugal nesta reportagem.

Fonte: Estudar Fora