Tecnólogo pode fazer pós em Engenharia?

Um tecnólogo formado em Automação Industrial pode fazer uma pós-graduação em Engenharia Mecatrônica? Se sim, um engenheiro formado através da pós-graduação será igual a um engenheiro formado no curso de 5 anos?
Enviado por Leonardo

A graduação na modalidade tecnológica permite a realização de pós-graduação tanto quanto o bacharelado. No entanto, as universidades têm autonomia para estabelecer os critérios de seleção para seus cursos de pós-graduação. Por isso, procure identificar tais critérios nas instituições de seu interesse.

>> Teste: Engenharia Mecatrônica é o curso ideal para você?

Cabe uma correção conceitual em sua questão: mesmo realizando pós em Engenharia você continuará tecnólogo, e não “engenheiro formado através de pós-graduação”. Mas o que vale a partir daí, no mercado de trabalho, é sua pós-graduação.

As possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, de desenvolvimento de carreira e de remuneração obedecem a vários fatores: demanda específica pelo conhecimento desenvolvido, qualidade da formação, experiência acumulada, entre outros. Consideradas certas condições um profissional graduado em curso tecnológico pode competir com engenheiros, mas por ser mais abrangente, o bacharelado em engenharia oferece maiores possibilidades de “deslocamento horizontal”, isto é, de ampliação de campo de trabalho (mudança de setor profissional).

Fonte: Guia do Estudante Abril

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *