S.O.S Universitários: Uma Startup que Transforma Experiências Acadêmicas

Escrito por: Eraldo Guerra

Caros leitores, quem vos fala é seu amigo empreendedor Eraldo Guerra. Nessa semana vamos conhecer um pouco sobre Empreender na Universidade. Que para alguns é impossível ou complicado, não se tem apoio ou estímulos! Pode até ser, mas empreender não precisa ser fácil apenas possível. E essa possibilidade vem do quanto você deseja, você quer seu empreendimento crescendo. De quanto você deseja que seu sonho, não seja apenas um sonho!

Espero que esse texto lhe encoraje a empreender, pois esse quadro de dificuldades está mudando. Deixando de ser um quadro branco, para ser um quadro de possibilidade, de novas conquistas. Essa mudança não só tem inspirados algumas iniciativas, o qual será o tema de nossa próxima matéria, que estão contribuindo muito para mudar esse cenário. Como muitos universitários estão se encontrando no empreendedorismo. Isso é muito bacana, uma vez que acreditamos, que o ambiente universitário é um grande berço de criatividade, rico em pessoas talentosas e brilhantes. Com sonhos, ou melhor grandes sonhos que as deixam inquietas, inspirada e impulsionadas a fazer uma grande diferença no Mundo. Um bom exemplo do que estou falando, pode ser retratado nesse vídeo da endeavorO que você faz com seus sonhos?”

Melhor do que apenas falarmos sobre empreendimento universitário é conhecer o S.O.S Universitários, que além de empreender na Universidade. Eles empreendem para a universidade. Uma história de um sonho compartilhado, que cresceu e ta se tornando GRANDE!!! Que essa experiência lhe inspire a romper o silêncio de sua criatividade, para que mais empreendimentos transformem o Mundo!

S.O.S Universitários é uma plataforma colaborativa que auxilia alunos que ao ingressarem na universidade sofrem com a adaptação à nova realidade, principalmente aqueles que migram para estudar e ao chegar na cidade não conhecem absolutamente nada. A plataforma apresenta a possibilidade do estudante encontrar serviços de seu interesse e com valores compatíveis com a situação financeira através de georreferenciamento. A startup conta também com um serviço chamado de apadrinhamento, onde alunos (veteranos) auxiliam calouros a se adaptarem em sua “vida universitária”, proporcionando assim um acolhimento social.

A startup surgiu durante o evento promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e InovaçãoSECITEC/MT, “Maratona Células Empreendedoras Mato Grosso – UNEMAT” em setembro de 2016, no campus universitário “Renê Barbour” da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, na cidade de Barra dos Bugres/MT. Durante o evento que contou com a participação de acadêmicos dos campi da UNEMAT e palestrantes como Eraldo Guerra e Genésio Gomes, formou-se a equipe que inicialmente denominada de “Ajuda Acadêmica” formada pelos estudantes do campus de Cáceres, Sinop e Barra dos Bugres e áreas diversificadas como ciência da computação, ciências contábeis, economia e engenharia elétrica; originada a partir da vontade de transformar a experiência universitária e tornar essa fase da vida algo que seja realmente acolhedor, agradável e inovador. O desejo dos fundadores é o mesmo de estudantes de todo o país, principalmente para aqueles que saem de suas casas e se arriscam nessa jornada atrás de realizar seu sonho, que infelizmente às vezes torna-se um pesadelo. Desta forma, a startup hoje que conta com os integrantes: Hemily Correia (ciências contábeis) Timóteo Duarte (ciência da computação), Brenda Caroline (ciência da computação), Douglas Marcacini (ciência da computação), Jonathan Monteiro (ciência da computação), Vinicius Biscaro (ciência da computação) e Mauricio Lima (administração); a cada dia procuram renovar a plataforma que contará em breve com atualizações e novidades.

O ato de empreender apesar de muito cativante, é também muito arriscado, pois tanto se pode ter um grande sucesso quanto um grande fracasso. Muito tem que ser estudado para se chegar ao sucesso de seu empreendimento. Não basta apenas o fato de ser uma grande novidade (inovação), o empreender nos leva a novos patamares, a ter ideias melhores, pensar de fato em mundo melhor para todos, principalmente levar em consideração aspectos como a economia local, nacional e investimentos, que nem sempre se consegue com facilidade. Muitas pessoas têm ideias, porém poucas resolvem um problema na nossa sociedade e neste momento de inovações e tecnologia procura-se algo que venha para facilitar o dia a dia das pessoas e tentar sanar suas dores.

Empreender na faculdade por mais difícil que pareça e possa ser, é muito importante, pois você tem a possibilidade de colocar em prática muito de seus conhecimentos, podendo somar com colegas de outras áreas, pois durante a universidade temos que aproveitar para nos aventurar e inovar no que já existe, é uma hora bem oportuna para se arriscar. Muito se fala da interdisciplinaridade e é um caminho que todos devemos seguir, e claro sempre pensando “o que te dá Brilho nos Olhos?” diz Genésio Gomes, é a pergunta que você tem que se fazer antes de começar a empreender.

A S.O.S Universitários ainda não chegou no Brasil inteiro, mas pretendemos ajudar a todos os acadêmicos do Brasil, não só da ajuda vive a S.O.S, mas também como disseminadora do conhecimento, temos muitas parcerias para este ano, Criamos o Creative Hub em Janeiro de 2017 que foi o segundo evento realizado pela Startup para dar o ponta pé inicial e disseminar a cultura de incentivo de Startups e empreendedorismo na cidade de Cáceres no estado de Mato Grosso, o primeiro evento foi Startup Day dentro da 7º Jornada Científica da UNEMAT que reúne estudantes de todos os seus campus, as parcerias para este ano continua sendo a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado – UNEMAT, Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT UNEMAT e a mais nova parceria é o Sebrae MT, e outros parceiros que vierem a somar nos eventos previstos ao decorrer do ano. O lançamento oficial do site e app estão previstos para o dia 28 de Abril no evento de Cultura da UNEMAT Campus Cáceres chamado Sarau da Figueira (http://www.cidadaocultura.com.br/caceres-na-onda-de-saraus-que-movimenta-o-brasil/) que será voltado para os Calouros, queremos estar forte dentro do estado até o fim deste semestre.

Para aqueles que estão começando ou já entraram na batalha, o caminho não é fácil, não foi fácil antes e não está sendo fácil agora para nós, batalhamos muito para conquistarmos nossos prêmios e estamos batalhando muito para alcançar nossos objetivos, o importante é não desistir, trabalhar muito bem a sua equipe é outro ponto muito importante, porque é ela que faz tudo fluir, a noites mal dormidas, as incansáveis reuniões, as brigas e as comemorações. E quem disse que existe caminho fácil, não é? Todos aqueles incentivos de trabalho duro, persistência, perseverança, motivação, são válidos, tudo vai depender de você e sua equipe e não desistir do sonho, sempre pensando que o amanhã será melhor.

Nós somos a S.O.S Universitários, “Transformando sua experiência acadêmica”.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *