Registro de Patentes : Uma Visão Prática

No último dia 29/03/2017 as 19h, a Faculdade São Miguel promoveu uma Palestra sobre
Registro de Patentes que contou com a presença de aproximadamente 110 alunos e um grupo de professores da Instituição de Ensino Superior.
O Palestrante, Dr. Paulo Coelho Vieira que é um Empresário belga e brasileiro com mais de
vinte anos de experiência dirigindo a Arrowplan, empresa belga, em atividade também no
Brasil e em outros países da União Européia.

O Palestrante nos trouxe uma visão prática e objetiva do como podemos fazer o registro de
Patentes.

Após assistir a Palestra, percebi que implantar uma cultura de propriedade intelectual
nas universidades é extremamente importante. Por isso, o primeiro desafio para criarmos
a cultura de registro de patentes é desmistificar e introduzir, através de muitos exemplos,
os conceitos sobre o quão fácil ou difícil é a atividade de efetuar um registro de patentes.

Criar uma cultura de propriedade intelectual é sem dúvida, o caminho para que, os estudantes,
professores e empresários do Brasil, conquistem um lugar de destaque, a exemplo da China, que atualmente lidera o mundo em inovações. Por isso, fica a dica: “quem tem o conhecimento e sabe como usá-lo em seu favor, tem o mundo em suas mãos.”

O assunto supracitado, tem sido o mantra do Dr. Paulo Coelho Vieira, que em seu blog (http://arrowplan.com/syspat-cbn/), aborda vários aspectos sobre o tema e sem dúvida, essa discussão tem chamado a atenção de muita gente (estudantes, profissionais e empresas).

Ele ainda enfatiza que o registro de patente não pode ser visto como custo e sim como investimento para uma geração de “Receita – Dinheiro” futura, seja para você ou para a sua empresa.

Finalizando esse post, deixo um pensamento que irei parafrasear do Blog do Dr. Paulo:

“É importante salientar que pessoas inteligentes não desperdiçam recursos e,
portanto, incentivam seus familiares,amigos e colaboradores a serem criativos e aproveitarem
cada nova ideia para transformar vidas, tornando-a cada vez mais
competitiva no cenário local, nacional e global.”

Escrito Por: Ivaldir Junior

9 comments

1. Fico muito feliz em saber que patentear uma ideia não custa caro, através da palestra foi muito gratificante estar presente e fazer planos de ideias que irão virar realidade. Através do Dr. Paulo e do Dr. Flávio Ferreira, nos inspira a fazer isso acontecer e com certeza um dia vai acontecer, é uma questão de tempo e força de vontade e claro fé em Deus!

2. Parabéns pela iniciativa Ivaldir! E parabéns por ter levado Paulo, que realmente entende de propriedade intelectual e patentes! Abcs

3. Confesso que não tinha refletido sobre a propriedade intelectual, mas vou buscar me inteirar sobre o assunto. Percebi que a criatividade é instigada e consequentemente o crescimento intelectual dos alunos.

4. Achei a palestra extremamente pertinente para a comunidade acadêmica local, pois ficamos a mercê das agências especializadas que ganham muito além do devido simplesmente por desconhecimento do público sobre o assunto. Por outro lado, os percentuais de direitos autorais via universidade pública desestimulam a prática para do registro.